Gerenciando Serviços do SQL Server

Olá pessoal,

Corriqueiramente fazemos o gerenciamento de serviços do SQL Server (Start, restart, stop, pause,  tipos de inicialização, etc) e configurações como credenciais para execução dos serviços.  Estas tarefas podem ser realizadas de duas maneiras:

1. Via Console de serviços do Windows ;

2. Via SQL Server configuration .

Agora qual é o melhor método entre os dois?  Bom, antes de responder isso vamos falar um pouco sobre cada um.

A partir do Windows NT foi adotado o conceito de aplicações que pudessem executar  por tempo indeterminado com uma sessão própria no sistema operacional este conceito é chamado de serviços.

Através da console de serviços do Windows é possível controlar o tipo de inicialização dos serviços (Manual, automatico, desativado) , status dos serviços (Inicializar, Pausar, Parar) , credencial (logon) que o serviço utilizará e tipos de recuperação do serviço após uma falha.

Nota:  Você sabe a diferença entre pausar e parar um serviço?

Basicamente quando você para um serviço imediatamente todas as sessões que estiverem utilizando aquele serviço são encerradas. Quando você pausa um serviço toda as sessões que estiverem utilizando aquele serviço permanecem ativas até o encerramento, porém não é possível estabelecer novas sessões.

A partir do SQL Server 2005 a Microsoft lançou o SQL Server Configuration Manager, através dele é possível gerenciar configurações de protocolos , rede e serviços do SQL Server.

Bom, sabemos que é muito bom termos diversos caminhos para fazer a mesma coisa, mas será que a Microsoft faria duas consoles diferentes  para fazer a mesma coisa? Não, a microsoft não fez isso!

A microsoft recomenda que para o gerenciamento de serviços do SQL Server se utilize o Configuration Manager, pois algumas configurações como alterar a  credencial utilizada para executar algum serviço do SQL Server,  esta ferramenta automaticamente realiza as configurações adicionais como alterar as permissões no Registro do Windows sem necessitar da reinicialização do serviço.

Uma pequena diferença, mas em ambientes criticos onde não é possível reinicializar um serviço do SQL Server sem uma janela programada é uma boa saída.

Como o SQL Server Configuration é uma aplicação baseada em WMI e utiliza o Microsoft Management Console é possível  acessa-la para administrar serviços em outro computador na rede  através do Computer Management clicando no menu superior Ação, conectar a outro computador, em seguida após conectar a outro computador no lado esquerdo da tela abra o nó Serviços e Aplicações irá aparecer o SQL Server Configuration Manager.

É isso aí pessoal, até a próxima!

Giuliano B. Cardoso

Referências bibliográficas:

Anúncios

0 Responses to “Gerenciando Serviços do SQL Server”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s




Giuliano B. Cardoso,
Administrador de Empresas com Habilitação em Informática, atua em Tecnologia da Informação há mais de 10 anos, especialista em banco de dados SQL Server, atualmente atua como consultor em Business Intelligence e instrutor de cursos oficiais Microsoft.
Possuí as seguintes certificações: ITIL-F, MCP,MCDBA SQL 2000, MCTS SQL 2005/2008, MCITP SQL2005/2008 e MCT

Mais acessados

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: