Sincronização de metadados entre diferentes bases de dados

Olá pessoal,

Recentemente participei de um projeto em que era necessário atualizar uma aplicação. Uma das etapas desta atualização consistia em sincronizar o schema do banco de dados a partir de uma base de dados com uma versão atualizada,  ou seja, nós tinhamos um banco de dados com uma versão atualizada e outra base de dados com uma versão desatualizada. Com isso, tinhamos diversas diferenças de esquema como: novas tabelas, procedures, novos campos em tabelas, alteração em índices antigos , adicão de outros índices entre outras diferenças em nível de metadados.

 Diante deste desafio eu necessitava de uma aplicação que pudesse me auxiliar a identificar as diferenças e equaliza-las na base de dados com a versão antiga, pois se eu fosse realizar isso utilizando consultas nas views de sistemas que mostram informações sobre os metadados iria ser bastante trabalhoso, além de demandar um tempo de projeto que eu não dispunha.

 Me recordei que algum tempo atrás eu havia tido contato com uma ferramenta muito boa e fácil de operar  trata-se do SQL Compare da Red Gate, o produto custa US$ 395,00  (vale cada centavo).

 O SQL Compare realiza a comparação de schemas, gera relatórios em diversos formatos e gera scripts T-SQL com as alterações necessárias para sincronização entre as bases de dados envolvidas.

 Esta ferramenta me possibilitou economizar horas de trabalho e montar com segurança um script para sincronização dos modelos com mais de 500 alterações, o projeto foi entregue  antes do prazo final e com alto grau de  satisfação do cliente.

 Além da ferramenta SQL Compare a Suite Toolbelt da Red Gate vem com alguns outros aplicativos como:

  • SQL Prompt – Ferramenta de intellisense para o SSMS (muito melhor que o intellisense nativo do SQL 2008)
  • SQL Data Compare – Ferramenta que realiza a comparação de dados entre duas bases de dados SQL
  • SQL Backup Pro – Ferramenta de backup muito boa, com essa ferramenta é possível restaurar um único objeto a partir de um backup full
  • SQL Response – Ferramenta para monitar instâncias SQL
  • SQL Doc – Ferramenta de documentação (sensacional documenta toda a base de dados em alguns minutos)
  • SQL Data Generator – Ferramenta de geração de dados randômicos (ideal para montagem de massa de dados para testes)

 Bom,  encerro este post por aqui, espero mais uma vez ter contribuido com vocês!

Anúncios

2 Responses to “Sincronização de metadados entre diferentes bases de dados”


  1. 1 alexandra nunes 12/02/2011 às 12:18

    nem sei se vc vai conseguir entender minha pergunta ou se ao menos vai dar creditos em responder, mais vou arriscar…
    tenho dois programas que ultilizo em minha loja um o formato do banco de dados é DBF e o outro SQL
    minha duvida é a seguinte: existe alguma forma ou programa que posso clonar uma copia dos dados ou sincronizar entre si? pq eu coloco os produtos em 1 e o outro tenho que fazer manualmente e isso é muito cansativo!
    tem algum programa em que eu possa cadastrar meus produtos e automaticamente ele ser sincronizado ou convertido para o outro?
    eu tenho os 2 softs legalizados o da compufour aplicativos comerciais e o outro da smallsoft e adoro trabalhar com os dois porem o formato do banco de dados e diferente um do outro.

    • 2 giulianocardoso 13/02/2011 às 16:38

      Olá Alexandra,

      Não sei se entendi direito sua dúvida, mas a transferência e tratamento tratamento de dados entre DBF e SQL Server pode ser resolvida por alguma ferramenta de ETL, existem várias opções no mercado. O Microsoft Integration Services é um dos produtos da plataforma SQL Server que pode resolver seu problema, através dele voce pode criar um pacote de integração que se conecte a um banco de dados DBF, extraia, transforme e carregue os dados no SQL Server, apos montar este pacote você pode operacionaliza-lo para executar como uma rotina agendada através do Agent do SQL Server.

      Espero ter conseguido responder o que você esperava, qualquer coisa entre em contato novamente.

      Abraços,


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s




Giuliano B. Cardoso,
Administrador de Empresas com Habilitação em Informática, atua em Tecnologia da Informação há mais de 10 anos, especialista em banco de dados SQL Server, atualmente atua como consultor em Business Intelligence e instrutor de cursos oficiais Microsoft.
Possuí as seguintes certificações: ITIL-F, MCP,MCDBA SQL 2000, MCTS SQL 2005/2008, MCITP SQL2005/2008 e MCT

Mais acessados

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: