Paralelismo para bancos de dados OLTP e OLAP

Olá pessoal,

Ultimamente a correria dos projetos que venho atuando, treinamentos, estudos para conquistar novas certificações e aprendizado de novas tecnologias tem me consumido bastante tempo por isso tenho demorado escrever aqui.

Bom, estava aqui pensando comigo sobre melhoria de performance em banco de dados (programa Nerd de final de semana chuvoso..rs) e voltando um pouco no tempo é possível notar que para solucionar problemas em processamento os fabricantes colocaram mais núcleos de processamento no mesmo chip, para solucionar problemas de performance em disco foi criado arranjos de discos para que trabalhassem em paralelo. Pois bem, estes são alguns exemplos para driblar limitações em hardware e em software especificamente em banco de dados o que fazer? 

Sabemos que colocar duas bases de dados relacionais para trabalhar em paralelo seria impossível, pois não há como garantir o ACID a não ser pelo Log e bom, não conheço alguma técnica que fizesse os RDMS trabalharem com logs compartilhados, isso me deixou pensativo. No Lançamento do R2 do SQL Server 2008 me recordo que seria lançado uma versão específica para trabalhar com bancos de dados em Paralelo (projeto Madison), então resolvi recapitular e dando uma lida em alguns sites encontrei o termo MPP (Massive Parallel Processing), mas o que vem a ser isso?

Segundo o Wikipedia “Um computador massivamente paralelo é um sistema computacional de memória distribuída, que consiste de muitos nós individuais, cada um dos quais é essencialmente um computador independente em si, e por sua vez, consiste de pelo menos um processador, sua própria memória, e um link para a rede que conecta todos os nós juntos. Tais sistemas têm muitas unidades independentes, ou microprocessadores aritmética inteira, que funcionam em paralelo. O termo conota massivas de centenas, senão milhares, de tais unidades. Nós se comunicam por mensagens de passagem, usando padrões como MPI.
Nesta classe de informática, todos os elementos de processamento são interligados a um computador muito grande. Isto está em contraste com a computação distribuída, onde um enorme número de computadores separados são usados para resolver um único problema.”

Bom, dando uma olhada rápida em alguns sites de fabricantes para ver como cada um esta implementando isso, parece que a idéia é comum entre eles de ter uma plataforma especifica em background para esta função.  No site do SQL Server 2008 há um vídeo bem interessante explicando como a Microsoft Implementa o MPP no SQL Server 2008, segue o link: http://www.microsoft.com/sqlserver/2008/en/us/parallel-data-warehouse.aspx

Também usei o msdn que passa uma lista de fabricantes e sites destes fabricantes que implementam esta nova tecnologia, segue: http://blogs.msdn.com/b/csliu/archive/2010/12/22/parallel-database-for-oltp-and-olap.aspx

Bom, é isso aí pessoal vamos nos preparar, creio que MPP já é um futuro bem presente.

Até a próxima!!!

Anúncios

0 Responses to “Paralelismo para bancos de dados OLTP e OLAP”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




Giuliano B. Cardoso,
Administrador de Empresas com Habilitação em Informática, atua em Tecnologia da Informação há mais de 10 anos, especialista em banco de dados SQL Server, atualmente atua como consultor em Business Intelligence e instrutor de cursos oficiais Microsoft.
Possuí as seguintes certificações: ITIL-F, MCP,MCDBA SQL 2000, MCTS SQL 2005/2008, MCITP SQL2005/2008 e MCT

Mais acessados

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: