Como estimar o crescimento da minha base de dados?

Recentemente em um dos cursos de desenvolvimento em SQL Server um aluno me questionou: Giuliano, como faço para estimar o crescimento da minha base de dados?

Esta pergunta é bastante comum e pertinente, pois através desta estimativa é possível se antecipar a problemas de limitação de capacidade de armazenamento.

Há diversas formas de fazermos isso, basicamente precisamos calcular o tamanho de cada registro em cada tabela, bem como o tamanho do índice, em cima disso podemos montar um calculo baseado na quantidade de registro que se espera para cada tabela. No entanto com esta abordagem podemos ter um problema que é o fato de não termos distribuições igualitárias de dados entre as diversas tabelas do sistema, para resolver esta questão há uma abordagem mais prática que seria coletar o tamanho do banco de dados atual através da tabela de sistema sys.sysfiles, veja a query abaixo:

image

Neste exemplo não coletamos o tamanho dos arquivos de log.

Armazenando este dado em uma tabela de log podemos podemos estimar o quanto nosso banco de dados cresce por dia, ou se quisermos coletar somente ao mês podemos estimar isso futuramente.

É possível através desta mesma abordagem montar modelos preditivos usando algorítimos de Mining. Kun Lee, publicou no MSSQL Tips um artigo mostrando o uso do Add-in Data Mining for Office para realizar esta tarefa, confiram: http://www.mssqltips.com/tip.asp?tip=1790

Bom, espero que este artigo possa ajuda-los nesta tarefa de controlar o tamanho atual e estimar o tamanho futuro de suas bases de dados.

Anúncios

0 Responses to “Como estimar o crescimento da minha base de dados?”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




Giuliano B. Cardoso,
Administrador de Empresas com Habilitação em Informática, atua em Tecnologia da Informação há mais de 10 anos, especialista em banco de dados SQL Server, atualmente atua como consultor em Business Intelligence e instrutor de cursos oficiais Microsoft.
Possuí as seguintes certificações: ITIL-F, MCP,MCDBA SQL 2000, MCTS SQL 2005/2008, MCITP SQL2005/2008 e MCT

Mais acessados

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: